terça-feira, 16 de abril de 2013

Estamparia artesanal passo a passo


Quem curte tecidos diferentes sabe o quanto é difícil encontrá-los no comércio ou até mesmo na internet. E quando encontramos algo legal, os preços são absurdos. A estamparia artesanal é uma ótima forma de criar paninhos personalizados usando técnicas diferentes. Os padrões, obviamente, não saem perfeitos. Mas é isso que dá charme e personalidade ao produto final. Além de tudo, é muito legal de fazer! Por isso, hoje o post é sobre estamparia artesanal passo a passo.



Os carimbos são ótimos para estampar, pois criam padrões a partir de desenhos de silhuetas. Podem ser feitos com borrachas escolares, pedaços de EVA e até mesmo legumes. O passo a passo é simples, basta imprimir o desenho escolhido (quanto menos detalhes ele tiver, mais simétrica será a estampa), posicionar em cima do material e entalhar com um estilete. Para pegar prática, comece com imagens básicas, como triângulos, quadrados, círculos, etc. Os carimbos da primeira foto estão à venda na Etsy, mas, com um pouco de paciência, podem ser feitos em casa mesmo. Já os da segunda imagem, encontrei no Pinterest. A rolha serve de apoio na hora de estampar, e a extremidade parece ter sido feita com EVA.




Pequenos padrões criados com a borracha do lápis. Fonte: Morning Creativity.


Muito legal essa ideia de aproveitar o rolo de fita adesiva. Acredito que as nuvens são feitas de EVA ou borracha escolar. Fonte: Pinterest.


Adoro essa estampa, é um padrão difícil de encontrar em lojas de tecido. O carimbo parece fácil de fazer. Fonte: Knowncreative.

Estes dois vídeos, com trilhas sonoras bem distintas, ensinam bem direitinho como entalhar o carimbo na borracha.






4 comentários: